Quem Somos

116A Clínica Veterinária Toca dos Bichos nasceu em abril de 1987, em um recanto aconchegante de Porto Alegre, a Vila do IAPI, um dos primeiros bairros da cidade a se importar com a ecologia, observado através da arborização das ruas e das suas belas praças.

A Toca dos Bichos, tão pioneira quanto o lugar onde se localiza, foi a primeira clínica veterinária de Porto Alegre a atender animais domésticos, exóticos e silvestres.

Inicialmente, pequena como todo recém-nascido, a Toca dos Bichos era somente um consultório onde atendiam as Dras. Gleide Marsicano e Maria do Carmo Both, tendo um horário bastante reduzido.

Com o passar do tempo e com exigências cada vez maiores, o número de profissionais cresceu, o horário de atendimento aumentou e a clínica se expandiu, incorporando, no inicio dos anos 2000, a pet shop Toca dos Bichos.

Em 2016 foi criado o Núcleo Educacional da Toca dos Bichos e em 2017 institucionalizou-se um dos seus projetos mais antigos e tradicionais, Voluntários da Fauna.

Clique nos itens abaixo para maiores informações.

Clínica Veterinária Petshop

Voluntários da Faunas Núcleo Educacional

EQUIPE:


 Corpo Técnico:

 Dra. Gleide Marsicano

gleideFormada pela UFRGS, com curso de Especialização em Toxicologia Aplicada pela PUC  e Mestre em Ciências Veterinárias pela UFRGS. Desde a época acadêmica vem se dedicando a minorar o sofrimento tanto de animais domésticos quanto silvestres. Trabalhou no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), na Secretaria do Meio Ambiente de Porto Alegre (SMAM) e no Parque Zoológico da Fundação ZooBotânica do Rio Grande do Sul (PZFZB/RS). Logo após inaugurar a Clínica Veterinária Toca dos Bichos, iniciou prestação de trabalho voluntário junto ao IBAMA e diversos outros órgãos. Além de clínica de pequenos animais e animais silvestres, atende criatórios de animais silvestres e ministra cursos e palestras. Ama igualmente todas as espécies animais.

 

Dra. Alessandra de Araújo Roll

ALESSANDRA

Formada pela ULBRA e curso de Especialização em Clínica Cirúrgica pela UFSM. A médica veterinária faz parte da clínica desde sua época de estudante. Adaptou-se bem ao modus operandi peculiar da Toca, sendo atualmente coordenadora do corpo cirúrgico da clínica. Apesar de gostar de todos animais, tem uma leve “queda” por aves, coelhos, porquinhos da índia e ferrets.

 

Dra. Fabiane Prusch

FABIANE PRUFormada pela UFRGS, tem cursos de Especialização em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais pela CESMAC e Extensão em Diagnóstico por Imagem pela UFPR.  Atualmente é a responsável pelo setor de ultrassonografia da clínica. Adora rapinantes.

 

 

Dra. Sílvia Battastini 

SILVIAMédica Veterinária formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui pós-graduação em Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura.
Ao longo da trajetória acadêmica, realizou diversos cursos de aprimoramento, nas áreas de neurologia, oftalmologia, cirurgia e nutrição.
Atua na clínica de cães, gatos e animais silvestres na Toca dos Bichos e é responsável pelo atendimento de Acupuntura e Medicina Chinesa da clínica.
É apaixonada por todas as espécies, mas tem um carinho especial pelos porquinhos-da-índia e demais roedores.

 

Dr. Ícaro Cabral Jardim 

ICAROMédico Veterinário, formado pela Universidade Federal de Pelotas. Como parte da vida acadêmica possui no currículo cursos de aprimoramento em Clínica e Cirurgia. Atualmente incorpora o corpo clínico da Toca dos Bichos, trabalha com cães, gatos e animais silvestres, tanto em Clínica Médica quanto Cirurgia. Assim como todos na Clínica, é apaixonado por animais, mas o coração bate mais forte por cães e gatos.

 

Dra. Yih Min Liu

YIMédica Veterinária formada pela Universidade Federal de Pelotas, durante a graduação deu ênfase às áreas de comportamento animal, clínica e manejo de animais silvestres e clínica de pequenos animais. Possui cursos de aprimoramento na área de nutrição e comportamento animal. Ama todas as espécies, contudo tem carinho especial pelos felinos e répteis.

 

Dra. Maria Isabel Seabra da Rocha 

M ISABELMédica veterinária formada pela Universidade da Região da Campanha, faz parte do corpo clínico da Toca. Sua predileção são os animais silvestres e exóticos, tendo realizado inúmeros cursos nesta área. Focada sempre no aprimoramento, está iniciando o atendimento de terapias a laser. Tem um carinho especial por coelhos e psitacídeos, sendo verdadeiramente apaixonada por animais de todas as espécies.


Equipe de Apoio:

 

João Artur de Fraga

J ARTHURTrabalhou como tratador no Parque Zoológico da FZB/RS por mais de 20 anos, sendo especializado em organização de recintos e na captura de fauna silvestre e animais domésticos agressivos. Sua predileção são as aves e os répteis.

 

 

Thiele de Assis Heinrichs 

THIELEÉ a responsável pelo trato dos animais internos. Ao longo de dez anos vem distribuindo carinho e cuidado tanto à hóspedes quanto a enfermos internados. Tem imensa facilidade na contenção de animais agressivos e na criação de filhotes.

 

 

Loudy Balthaza

LOUDYNossa haitiana trabalha cuidando da higienização dos ambientes e auxilia no trato com os animais. Inicialmente tímida, atualmente já circula no ambiente com tranquilidade. Demonstra competência e rapidez no que faz.

 

 

Luana Naima

Recepcionista da clínica no turno da noite, recebe com delicadeza e luanacarinho os clientes e seus animaizinhos.

 

 

 


Corpo Administrativo:

 

Arthur Marsicano de Fraga 

ARTHURAcadêmico em Administração pela PUC. Responsável pelo setor administrativo  na área  de finanças e de pessoal. Caracteriza-se por sua preocupação constante com o bom nome da clínica e com a qualidade do trabalho de todos os membros da equipe.

 

 

Mateus Dionízio de Mello

mateus meloAcadêmico em Administração pela UFRGS. Atual responsável pelo setor de marketing e de vendas. Extremamente carismático, relaciona-se extremamente bem com qualquer pessoa, ouvindo sempre a todos e pesando bem todas as sugestões dadas por nossos  clientes.

 

 

Carime Neves

karimeSecretária da Toca, auxilia na resolução de problemas pertinentes à administração, atuando também na recepção dos clientes, orientando-os e tirando suas dúvidas em relação aos procedimentos e normas da clínica. Também tem formação em reiki, conseguindo acalmar clientes e pacientes mais ansiosos.

 

 


Equipe Centro de Estética:

Leonardo Hubner

leoTrabalha no setor de vendas da petshop. Seu compromisso é ajudar os proprietários na escolha da ração ideal para os seus pets, avaliando fatores como qualidade nutricional, palatabilidade e a adequação certa para cada tipo de animal. Além disso, busca comunicar os clientes de eventuais promoções ou facilidades de compra.

 

Gabriela Paiva

gabriela paivaBanhista e esteticista da Pet Shop Toca dos Bichos, realizou cursos de banho e tosa, especializando-se em acabamentos de rostos e penteados.  Ama enfeitar e pentear os pets após o banho, deixando cada um com um visual exclusivo.

 

 

Jocélia Neves de Oliveira

joceliaPossui curso de Auxiliar de Veterinária. Já trabalhou com a alimentação e tratamento dos animais silvestres de vida livre, atualmente está atuando no setor de banho e tosa, como banhista. Apaixonada por cães de todas as raças!

 

 

Marco Souza Gonçalves

marco souzaResponsável pela tele-busca da pet e da clínica e também pela entrega de rações e demais produtos. Seu compromisso é entregar os produtos de maneira pontual e buscar os pets com o máximo de atenção possível. Sempre disposto e bem educado, procurando dar o seu melhor em qualquer solicitação.