O frio chegou: cuidados que você precisa ter com o seu cão ou gato.

O inverno é a estação que tanto os bichinhos como os seres humanos estão mais propensos a ficarem doentes, por isso fizemos uma lista com várias dicas e cuidados para você seguir e manter o bem-estar do seu pet.

  • Não esqueça das vacinas do seu animal, especialmente a da gripe. Mantenha-as sempre em dia, elas são importantes para prevenir as doenças, principalmente no inverno, pois é quando acontece a maior queda de imunidade.
  • Cuide com as mudanças bruscas de temperatura. Se o ar condicionado estiver ligado no quente, desligue uns minutos antes de sair com o pet, para a temperatura não mudar abruptamente.
  • Banho sempre com água quentinha e não esqueça de secá-los sempre.
  • Usar roupinhas e cobertas para esquentá-los, eles também sentem frio.
  • Cuide com as correntes de ar. Evite deixar o animal perto de portas e janelas abertas.
  • Passeie nos horários mais quentinhos do dia. O melhor horário é entre as 10h e as 16h.
  • Evite o uso de perfume e roupas lavadas com sabão em pó e amaciante, pois fica muito abafado.

inverno2

Aqui na Toca dos Bichos o banho é sempre quentinho e os ambientes são climatizados, sempre pensando no bem-estar do seu bichinho.

Fique atento aos principais sinais de doenças. Caso suspeite que ele pode estar doente, leve-o direto ao veterinário! 🙂

 

BANHO NO INVERNO. SIM OU NÃO?

 

É realmente necessário levar meu cãozinho para o banho durante o inverno?

É extremamente necessário. O inverno é a época em que os cães mais precisam ser higienizados, apesar de muitas pessoas acharem o contrário. A pele e pelagem dos animais acabam ressecando com o frio e podem ocorrer alergias causada por bactérias e fungos devido ao uso das roupinhas, além do excesso de nós e queda de pelos em cães de pelagem longa.

Para cães de pelo curto, outros problemas podem ser causados pela falta de banho no inverno, como o aumento da oleosidade da pele e dos pelos, o aparecimento de caspa e até problemas dermatológicos mais sérios.

higiene-do-cachorro

Aqui na Toca temos toda estrutura e suporte para manter seu pet sempre quentinho, garantindo o máximo de conforto na hora do banho!

 

Gostou disso? Assine nossa newsletter e receba semanalmente nossas publicações no seu e-mail:

DIFERENÇAS DOS TIPOS DE RAÇÕES EXISTENTES NO MERCADO

Você sabe a diferença dos tipos de rações existentes no mercado?

Como falamos no post anterior, a alimentação é um fator muito importante na vida do seu animal e a escolha da ração certa é imprescindível. As rações são divididas em 3 grupos: a Standard, a Premium e a Super Premium.raçoes

 

E qual a diferença entre elas, além do preço?

A ração Super Premium é a mais concentrada e possui absorção de em média 92% dos nutrientes nela presentes. Assim, para o animal conseguir todos nutrientes essenciais para sua manutenção e sobrevivência, é necessário ingerir uma quantidade menor de ração, o que faz seu pet se sentir saciado mais rápido e o rendimento da ração ser maior comparado aos outros tipos de rações. Outra qualidade é a sua alta digestibilidade, pois sua base é feita de proteína animal. Por possuir mais vitaminas e nutrientes do que as demais rações, ela proporciona para os pets uma qualidade de vida melhor a longo prazo.

Outro tipo de ração é a Premium, que tem uma absorção de 85%, e, por ter mais proteína vegetal do que  a Super Premium, possui uma digestibilidade menor. Isso faz com que o animal tenha que comer uma quantidade um pouco maior para se sentir saciado.

Dentro das rações Premium, existe um subtipo que se chama Premium Especial. Sua absorção é de um pouco mais de 87%, nela a qualidade e quantidade das proteínas são melhores e possuem a adição de vitaminas que a Premium não tem.

Já a Standard é a mais inferior de todas. Seus nutrientes são mas simples e de menor qualidade e sua absorção é de em torno 75%. Sendo assim, é a ração com menor rendimento, pois o animal terá que comer uma quantidade maior de ração para que consiga os nutrientes que conseguiria comendo uma ração Premium ou Super Premium. Além disso, ela possui corantes e conservantes artificiais, que podem prejudicar a saúde do seu animal e até agravar algumas doenças.

Alimentação de pets: Cuidados que você precisa tomar

Alimentação saudável para o seu cachorro e gato
Foto: Boryanam – Freepik

Que uma alimentação balanceada é importante, todo mundo sabe. Mas por que temos que cuidar da alimentação dos nossos animaizinhos? A alimentação é a base de tudo, é por ela que os animais (e humanos) conseguem os nutrientes básicos para realizar sua sobrevivência, sua manutenção e para se desenvolver saudavelmente.

Fique atento aos nutrientes que o seu pet precisa

As rações, na quantidade certa, contemplam todos nutrientes que os animais precisam para manter-se saudáveis. Para isso, você precisa saber exatamente o tipo de ração que seu pet precisa. No mercado, existem diversos tipos, que variam de acordo com a idade, porte, raça, estilo de vida, estado físico, etc. Para saber qual a ração mais indicada para seu amigo de 4 patas, fale com um de nossos veterinários!

E Toca, quais problemas que a alimentação errada pode causar?

Uma má alimentação pode causar inúmeros problemas, mais do que as pessoas imaginam. Um exemplo é a obesidade ou magreza excessiva. Eles vão além da aparência do animal e podem ser a causa de inúmeras doenças, como diabetes, hipertensão, artrite, entre outras.

Outros exemplos são os problemas de pele e a qualidade do pelo que muda de acordo com a dieta, transtornos renais, hepáticos, pancreáticos, digestivos (como diarréia e vômito) e até problemas comportamentais. O funcionamento cerebral, a visão e os hormônios podem ser afetados por uma má nutrição, assim como os sistemas imunológico e cardiorrespiratório.

Cuide da alimentação do seu pet, ele merece ter uma vida de qualidade!

Gostou disso? Assine a nossa newsletter e receba semanalmente nossas publicações no seu e-mail:

Coleira Antipulgas Seresto

Cães de até 8kg e Gatos: R$ 195,00
Cães acima de 8kg: R$ 248,90

MELHOR CUSTO X BENEFÍCIO

Com Seresto®, seu cão ou gato fica protegido por até 8 meses, sem necessidade de aplicações mensais.

MUITO MAIS PROTEÇÃO, POR MUITO MAIS TEMPO

item01521_v02Elimina pulgas, carrapatos e piolhos;
Reduz o risco de Doenças Transmitidas por Vetores inclusive de Leishmaniose;
Baixas doses liberadas continuamente;
Segurança para os animais e para a família;
Coleira ajustável com trava de segurança, sem cheiro e resistente à água;
Pode ser usada em filhotes de cães a partir de 7 semanas.

 

JÁ PENSOU EM TUDO O QUE ACONTECE EM 8 MESES?

São 34 semanas, 240 dias e vários bons momentos para eles viverem protegidos contra pulgas e carrapatos com Seresto, que controla os parasitas em cães e gatos, previnindo também a Leishmaniose.

TELE-ENTREGA GRATUITA EM TODA PORTO ALEGRE.

Preencha o formulário abaixo para encomendar. Um de nossos atendentes entrará em contato com você.

Conversando com o Vet | Coelhos e Roedores

Conversando com o Vet
Em comemoração aos 31 anos da Toca Dos Bichos, estamos organizando um evento especial para conversar com tutores de Coelhos e Roedores sobre tudo o que interessa na saúde desses bichos. 🙂
O evento será realizado no Centro de Eventos CIEE, na sala 02, a partir das 14h30min. A entrada custa 1kg de alimento não perecível, que pode ser alimentos ou ração. Será encaminhado a instituições de caridade e aos Voluntários da Fauna.
 
Estão disponíveis 48 vagas. Para fazer a inscrição, preencha o formulário abaixo:

Hospedagem Toca dos Bichos

Dezembro está chegando e com ele os feriados de fim de ano. Hospedando o seu bicho na Toca, você pode curtir suas festas sossegado, afinal de contas, o seu pet será cuidado por profissionais qualificados.

Preencha o formulário abaixo para agendar a hospedagem. Um atendente entrará em contato para confirmar a reserva do seu pet.

Fotos: Núcleo Educacional na UniRitter

O Núcleo Educacional da Toca dos Bichos esteve no Centro Universitário Ritter dos Reis para realização de uma palestra para estudantes de medicina veterinária da instituição. Clique nas imagens abaixo para conferir um pouco do que foi o evento.

São Francisco de Assis e os animais

07scenes_of_St_Francis_life_-Benozzo_Gozzoli
Benozzo Gozzoli: Pregação de São Francisco aos animais e aos homens, 1452.

Hoje é o dia mundial dos animais e o dia de São Francisco de Assis. Pode parecer apenas uma coincidência, mas há uma conexão entre o santo da igreja católica e os bichos.

Padroeiro dos animais, São Francisco de Assis teve como tema de vida o amor à natureza, desenvolvido em todas as suas formas. Para ele, todos os animais mereciam respeito e carinho.

Em todas as suas histórias e orações, estão presentes animais das mais variadas espécies. Em uma delas, por exemplo,  diz-se que São Francisco conseguiu falar com um lobo, acalmando a sua ferocidade.

Confira três lendas de São Francisco com os animais: 

1. São Francisco e os cordeiros
Um episódio narrado por Tomás de Celano conta que, um dia, Francisco e um amigo seu encontraram um homem que carregava dois cordeiros nas costas para vendê-los no mercado. Francisco, tomado de compaixão, sabendo que os animais seriam vendidos e consumidos, deu ao homem o seu manto, trocando-o pelos dois cordeiros.

2. São Francisco e os patos
Nos contos franciscanos, narra-se a história de um milagre que aconteceu em Lugnano na Tavernina. Um dia, São Francisco viu um lobo atacar uma mulher para roubar seu filho. O santo pediu aos patos que perseguissem o lobo e assim, conseguiram levar o filho de volta à sua mãe.

3. São Francisco e as cotovias
Também o 04 de outubro, dia da morte do Santo, está ligado a uma lenda. Diz-se que Francisco, antes de morrer, começou a cantar uma última vez o Cântico das Criaturas e, de repente, as cotovias – que costumam cantar de manhã enquanto naquele momento era noite, o acompanhavam com seu som, fazendo-o companhia até a sua hora final.


Fonte das lendas: SÃO FRANCISCO: O SANTO PADROEIRO DOS ANIMAIS QUE NOS ENSINA EMPATIA E SIMPLICIDADE, disponível em https://goo.gl/3YizEk

04 de outubro: Dia dos Animais

WhatsApp Image 2017-07-20 at 10.48.14

O dia 04 de outubro é conhecido no Brasil como o dia dos animais e a data serve como um lembrete do valor desses seres tão especiais na vida dos humanos e do ecossistema como um todo.

Ter um animal por perto ajuda a tornar a vida do homem mais saudável e longeva. Recentemente, Associação Americana de Saúde do Coração ligou o convívio com animais de estimação, com a redução de doenças cardíacas e maior expectativa de vida.

Quanto ao ecossistema, nem se fala! Todos os animais possuem papéis importantes para o equilíbrio da natureza. Desde a polinização feita por abelhas, que contribui com a manutenção da diversidade na terra, até a sensibilidade de algumas espécies de anfíbios, que permite dizer se o ambiente não vai bem.

De modo geral, o dia dos animais serve como um destaque da importância dos bichos no planeta, ressaltando o respeito e o compromisso que todos os seres humanos devem ter com o meio ambiente.

A Toca dos Bichos valoriza a vida animal e, através do Voluntários da Fauna, acolhe milhares de animais silvestres machucados para o tratamento e realocação em seu habitat.