Você sabia que… Os felinos são animais que têm grande propensão à formação de cálculos vesicais.

Felinos são animais que costumam beber muito pouca água, o que faz com que sua urina seja muito concentrada, ficando dentro da bexiga por muito mais tempo, o que facilita muito a formação dos cálculos urinários. Os dois tipos mais comuns de serem encontrados são os cálculos de estruvita (formados por fosfato, amônia e magnésio) que surgem mais em felinos adultos jovens e os de oxalato de cálcio, encontrados mais em animais machos e idosos. Em ambos os casos, o pH da urina (acidez) é um fator de extrema importância na formação de um ou outro tipo de cálculo. Além disto, existe a propensão de um determinado indivíduo ter cálculos, bem como algumas raças também são predisponentes ao problema.

E como podemos perceber que nosso gatinho está com problema? É só observar alguns detalhes. Ele vai com muita frequência na caixa de areia? Fica muito tempo agachado para urinar? A urina mudou de cor e odor? Mia de dor quando vai urinar? Está apático e jogado pelos cantos? Estes sintomas podem ser indicativos de doença urinária.

E tem tratamento? Tem sim, mas nem sempre isto é simples. Quando ocorre a obstrução do canal da uretra, o animal passa por uma sondagem, tendo que ficar internado alguns dias; em casos mais graves, a solução é a cistotomia. Em ambos os casos, a correção alimentar é indicada através do uso de rações específicas para evitar nova formação de cálculos.

E podemos evitar que isto ocorra? Sim! Animais alimentados com rações de alta qualidade e especificas para a idade e raça, ajudam muito nesta prevenção. Manter bebedouros sempre limpos e com água em abundância, muitas vezes optando pela colocação de fontes, é uma grande “jogada” para que seu gatinho beba mais; bebedouros de louça ou vidro e de “boca” bem larga fazem com que seu companheiro goste mais ainda de beber água.

Outro fator importantíssimo é levar seu gatinho para avaliações clínicas periódicas. Nestes casos, além do exame clínico, o veterinário poderá tirar todas suas dúvidas sobre estas e outras doenças, também indicando rações específicas para cada animal.

Quer saber mais? Nós aqui da Toca estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas!

PORQUE TODO TIPO DE VIDA MERECE AMOR!

gato_renal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: