VOCÊ SABIA QUE…

Coelhos, porquinhos e chinchilas dentre outros animais, sofrem muito com a atonia intestinal? E que este quadro, infelizmente muito comum, pode causar o óbito destes nossos pets?

Nenhuma descrição de foto disponível.

Na foto: porquinho-da-índia com atonia intestinal.

– “Mas afinal, o que é a atonia intestinal? Por que ela ocorre? Como identifico?”

A atonia intestinal é um quadro de diminuição, ou até parada total, dos movimentos intestinais. Deixa explicar melhor: todos nós necessitamos que o alimento ingerido pela boca seja eliminado em formato de fezes e, para que isso ocorra, nosso intestino deve apresentar certa quantidade de movimentos (peristaltismo), quando ocorre o deslocamento do bolo fecal  até ocorrer a defecação.

Este quadro de atonia pode ocorrer devido a várias causas: ingesta de pelos que acabam formando bolas (tricobezoares), ingesta de objetos estranhos como linhas, plásticos e panos, alimentação com baixo percentual de fibras, má oclusão dentária, falta de exercícios e stress. Em algumas espécies, carência de determinadas vitaminas também podem levar ao quadro.

Normalmente os animaizinhos mostram-se apáticos, com abdômen abaulado e aumento de sensibilidade ao toque, ranger de dentes, diminuição ou ausência de cecotrófos e fezes.

Esta alteração é de surgimento súbito e de agravamento rápido. A dor, a compressão do tórax pela quantia de gases, produzidos no trato gastro intestinal, e a proliferação de bactérias é a causa do óbito dos animais, podendo ocorrer em questão de horas. Para o diagnóstico, além do exame clínico, normalmente exames complementares como a ultrassonografia são recomendados.

Então não esqueçam, antes de adquirir seu companheiro, informe-se com um veterinário capacitado ao atendimento destas espécies, mas se mesmo assim algum problema ocorrer, leve seu amiguinho para uma consulta rapidamente.