Tosse em cães

Na época do inverno é comum os animais ficarem gripados. A Traqueobronquite Infecciosa Canina (ou Tosse de Canis) é a gripe mais preocupante que ocorre nos cachorros.

Essa doença, transmitida pela bactéria Bordetella bronchiseptica, é semelhante à gripe humana em vários aspectos.

Como é feito o contágio?

As formas de contágio também são semelhantes com o da gripe humana. É feito pelo contato direto entre cães que estão no mesmo ambiente, através de secreções do sistema respiratório ou pelo contato indireto, como o ar ou também por objetos compartilhados, como brinquedos e comedouros/bebedouros.

Quais os principais sinais clínicos?

Os “sintomas” que o cachorro normalmente apresenta são principalmente a tosse constante, secreção nasal, fraqueza e falta de apetite. Em casos mais sérios pode haver febre, dispnéia, enjôos e ânsia, podendo também ocorrer quadros de pneumonia.

Como eu evito que meu cachorro fique doente?

A prevenção da doença é feita principalmente através de vacinas específicas. Além disso, mantenha o ambiente sempre limpo e arejado, e evite que seu cão tenha contato com outros pets que encontram-se doentes.

E não esqueça: se você identificar algum sintoma em seu animalzinho, leve-o ao veterinário o mais rápido possível!

cachorro-doente