São Francisco de Assis e os animais

07scenes_of_St_Francis_life_-Benozzo_Gozzoli
Benozzo Gozzoli: Pregação de São Francisco aos animais e aos homens, 1452.

Hoje é o dia mundial dos animais e o dia de São Francisco de Assis. Pode parecer apenas uma coincidência, mas há uma conexão entre o santo da igreja católica e os bichos.

Padroeiro dos animais, São Francisco de Assis teve como tema de vida o amor à natureza, desenvolvido em todas as suas formas. Para ele, todos os animais mereciam respeito e carinho.

Em todas as suas histórias e orações, estão presentes animais das mais variadas espécies. Em uma delas, por exemplo,  diz-se que São Francisco conseguiu falar com um lobo, acalmando a sua ferocidade.

Confira três lendas de São Francisco com os animais: 

1. São Francisco e os cordeiros
Um episódio narrado por Tomás de Celano conta que, um dia, Francisco e um amigo seu encontraram um homem que carregava dois cordeiros nas costas para vendê-los no mercado. Francisco, tomado de compaixão, sabendo que os animais seriam vendidos e consumidos, deu ao homem o seu manto, trocando-o pelos dois cordeiros.

2. São Francisco e os patos
Nos contos franciscanos, narra-se a história de um milagre que aconteceu em Lugnano na Tavernina. Um dia, São Francisco viu um lobo atacar uma mulher para roubar seu filho. O santo pediu aos patos que perseguissem o lobo e assim, conseguiram levar o filho de volta à sua mãe.

3. São Francisco e as cotovias
Também o 04 de outubro, dia da morte do Santo, está ligado a uma lenda. Diz-se que Francisco, antes de morrer, começou a cantar uma última vez o Cântico das Criaturas e, de repente, as cotovias – que costumam cantar de manhã enquanto naquele momento era noite, o acompanhavam com seu som, fazendo-o companhia até a sua hora final.


Fonte das lendas: SÃO FRANCISCO: O SANTO PADROEIRO DOS ANIMAIS QUE NOS ENSINA EMPATIA E SIMPLICIDADE, disponível em https://goo.gl/3YizEk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: