Conheça todos os sintomas da raiva

raiva-cachorro

Por: Dra. Gleide Marsicano

A raiva é uma doença viral que afeta o sistema nervoso central.  O período de incubação do vírus da raiva pode ser de 15 dias até dois meses, mas em caso da raiva transmitida por morcegos, este período pode ser de 03 meses ou mais. Esta doença se caracteriza por sinais neurológicos e pode se apresentar de duas formas: a agressiva ou podrômica e a paralítica ou muda.

Na forma agressiva, os sinais clínicos são de salivação intensa, pois ocorre a paralização dos músculos da deglutição, o que impede do animal engolir a saliva. Ainda ocorre um aumento na agressividade destes animais, que podem inclusive se automutilar. Posteriormente ocorrem convulsões, incoordenação motora e paralisia, o que leva o animal ao óbito.

Na forma paralítica, os sinais de hiperexcitabilidade são bem mais sutis, podendo ser inexistentes. Normalmente a paralisia inicia pela cabeça e pescoço, seguido de paralisia e morte. Nestes casos é onde ocorre um grande número de infecções dos seres humanos pois, pensando que o animal tem algum outro problema, os proprietários tentam forçar a alimentação e acabam se contaminando

Em bovinos e outros animais de fazenda, a raiva costuma se apresentar na forma paralítica.

Nos animais silvestres a raiva costuma se apresentar na forma agressiva.

Quer ganhar condições especiais na vacina do seu pet? Preencha o formulário abaixo.. Um de nossos atendentes entrará em contato com você.