q Toca dos bichos Animal do mês
Clínica 3341-7664
Petshop 3341-1537
Clínica Toca dos Bichos contato@clinicatocadosbichos.com.br
Animal do mês Produtos Serviços

Animal do mês

Este mês, ao invés de um animal em específico falaremos sobre psitacídeos em geral. As maravilhosas aves de bico “redondo” e colorido variado: os papagaios e seus afins.

Estas aves são muito antigas, datando seu primeiro fóssil há 40 milhões de anos atrás e o Brasil é o país que possui um maior número de espécies de psitacídeos. Em épocas antigas já se percebe o fascínio que estes animais causam, pois Pero Vaz de Caminha já teria descrito aves de penas verdes em suas cartas dirigidas ao rei de Portugal em 1500. Também, nesta mesma época, Cristovão Colombo teria levado papagaios e araras para a Europa, onde eram muito apreciadas pelo colorido de suas penas e pelo seu “linguajar”.

São animais que são encontrados em biomas variados, mas a maioria encontra-se em áreas de florestas, vivendo normalmente em casais ou em grandes bandos, mas jamais sozinhos. Por esta característica de interação social, acabam sendo animais muito apegados aos seus tutores que, normalmente não conseguem suprir estas necessidades fundamentais pela simples contingência dos afazeres do dia a dia. Também é comum se mostrarem ciumentos com a proximidade de outras pessoas com seu tutor, inclusive procurando agredir a estas sempre que possível. Em relação à alimentação, comem frutas, sementes, ramos específicos e, algumas espécies como o papagaio verdadeiro (Amazona aestiva), também comem larvas e ninfas de insetos que encontram sob a casca das árvores. Desta forma, animais com alimentação errônea ou privados de companhia, principalmente de sua mesma espécie, podem deprimir-se e, consequentemente, baixar sua imunidade, o que os torna mais sensíveis ao aparecimento de diversas doenças.

As aves desta ordem têm expectativa de vida bastante variados. Em cativeiro a idade média dos periquitos australianos é de 12 anos, dos agapornis 15 anos, dos papagaios 60 anos, das araras 50 anos, das calopsitas e Lóris 20 anos e das caturritas 23 anos, sendo que os períodos reprodutivos também apresentam algumas diferenças. Os papagaios verdadeiros atingem a maturidade sexual aos 4 anos de vida e o período de incubação de seus ovos é de 24 a 28 dias, tendo postura de 3 a 4 ovos; as araras a partir dos 3 anos já estão aptas a reproduzir, colocando de 2 a 5 ovos que serão incubados 25 dias.  Já as calopsitas e as caturritas tornam-se maduras sexualmente com um ano de idade, sendo que esta primeira coloca de 2 a 6 ovos que eclodem após um período de 22 dias e a segunda coloca em média oito ovos que incubam durante 23 dias. Os periquitos australianos tornam-se maduros em torno de 4 a 6 meses, incubando 3 a 6 ovos em 18 e 22 dias e os agapornis entre 8 meses e um ano já são considerados aptos a reprodução, colocando até 7 ovos que são incubados por 21 dias.

Em termos de possíveis patologias, as que mais os acometem são as que envolvem quadros respiratórios ou gastro-entéricos, na maioria das vezes, causados pela desinformação dos seus tutores em relação ao manejo alimentar e ambiental do seu bichinho. Em relação a gaiolas ou recintos, deve-se realizar a higienização periodicamente e com produtos adequados, o mesmo devendo ser feito em relação a comedouros e bebedouros; estes recintos também devem ter proteção contra o frio e o calor em excesso, evitando correntes de ar, principalmente nos dias de inverno. Quanto ao alimento, frutas, verduras e leguminosas devem ser lavadas, cortadas em pedaços conforme a espécie da sua ave e, além disso, jamais devem ser servidas geladas; grãos também devem ser oferecidos com parcimônia e alimentos caseiros devem ser evitados, já que podem diminuir consideravelmente o período de vida das aves.

Enfim, para completarmos as observações, salientamos que todo animal, por sua anatomia, fisiologia e comportamento inerentes à espécie, devem ser atendidos somente por profissionais capacitados, correndo o risco de óbito se forem mantidos, manuseados ou medicados de forma incorreta

ENTRE EM CONTATO CONOSCO
Clínica 51 3341-7664 | 9263-2688
Petshop 51 3341-1537 | 8620-7664

contato@clinicatocadosbichos.com.br

Rua Marechal José Inácio da Silva, 404
Bairro Passo d'Areia - Porto Alegre/RS
Kiweb - Agência digital